<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11512529\x26blogName\x3dEstupidamente+Feliz\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://estupidamentefeliz.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://estupidamentefeliz.blogspot.com/\x26vt\x3d-8862767583463812335', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

17.4.05

A coisa da literatura

A chapeleira-mor, a menina Panamá, à segunda tentativa, que parece que não acerta nas coisas à primeira, "mandou-me" fazer isto, e eu alegremente faço, beijinhos desde já.

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro querias ser?
Oceano Mar do sonhador Alessandro Baricco.
Se é para ser um livro, que seja um cujo mundo seja sonhado, para não ficarmos presos às coisas secas e reais. O sonho não tem limites, é só isso.

Já alguma vez ficaste apanhadinho(a) por uma personagem de ficção?
Assim de repente...não me lembro, mas...todas as personagens dos livros do Alessandro Baricco são deliciosas...o pintor que pintava o Mar com àgua do Mar, o menino que só tinha um casaco enorme e cujo destino seria crescer "dentro" do casaco, a estalagem (sim, também é uma personagem) gerida unicamente por crianças, enfim não me lembro de todas...que saudades que tenho delas...esta agora :P

Qual o último livro que compraste?
Eu Hei-De Amar Uma Pedra do gigante António Lobo Antunes, quer dizer, foi a minha irmã que me ofereceu, não sei se conta...então o ultimo que comprei foi o Sem Sangue do Alessandro Baricco, acho eu...

Qual o último livro que leste?
Memória de Elefante do Lobo Antunes ou então O Mundo Não É Chato do sem-adjectivo Caetano Veloso ou ainda se calhar o Sem Sangue do Alessandro Baricco, a ordem com que os leio não interessa, interessa sim a altura e o contexto da minha vida em que os leio, gosto de pensar que nada é por acaso.

Que livro estás a ler?
Boa Tarde Às Coisas Aqui Em Baixo do persistente Antonio Lobo Antunes, os livros dele não me largam, apoderam-se de mim e não posso fazer nada contra isso, são livros vivos que te sugam por dentro e dão-te tanta coisa que é impossivel usa-los assim como quem lê extemporaneamente um livro na casa-de-banho. Ah, e também o Deus Das Pequenas Coisas da Arundhati Roy, que já se "arrasta" à algum tempo...

Que livros (cinco) levarias para uma ilha deserta?
Partindo do principio que se fosse parar a uma ilha deserta saberia de antemão construir cabanas de folhas de bananeira e fazer verdadeiros manjares com banana e lagarto frito. Dito isto, levaria
Oceano Mar, porque o leio vezes sem conta
O Livro do Desassossego do Fernando Pessoa, uma ilha deserta bem precisa de algum desassossego
Songbook do Tom Jobim para tocar na viola que também levaria para a ilha deserta
Songbook do Caetano Veloso idem...
e prontos ok...Como Sobreviver Numa Ilha Deserta de algum maluco que acha mesmo que isso vai acontecer.
Opah lixem-se com os 5 livros, levava ainda TODOS os livros do Antonio Lobo Antunes para enlouquecer, já que tou sozinho na ilha...e ainda levava o fantastico Livro Em Branco, não me fosse dar ânsias de escrever.

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?
À minha juanninha porque tem de ser e mainada!
À lindissima Laranjinha do Mar que não tem blog, mas podia responder aqui, nos comentarios.
À interessantissima Vieira do Mar, mas provavelmente já alguém lhe pediu e etc, ela nem deve saber da existencia deste blog :P fica o convite!

Por fim uma nota ao Predatado que se esquivou ao desafio da panamá e respondeu com o seu alter-ego, Alves Fernandes, não é justo...

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

desculpa desculpa desculpa foi sem querer (fica aqui registado para a posteridade) beijos

20:11  
Blogger Alexandre said...

Respondes ou não?!

20:23  
Blogger panamá said...

Obrigada minha jóinha! Adorei as sugestões...Adoro António Lobo Antunes!Só não conheço o italianão! Mas deve ser maravilhoso, mesmo! lol E, apoiado, apoiado...Predatado não é Alves! Predatado não é Alves! Predatado não é Alves!...(em tom de manifestação!)

20:38  
Anonymous Anónimo said...

Depois das insistentes desculpas, não me resta senão aceitar o desafio, caso contrário sou insultada,esfolada e/ou queimada em praça pública. Aqui vai:

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro querias ser?

VOCAÇÃO ANIMAL de Herberto Helder, porque é tudo ao mesmo tempo, e não é. Porque é pequeno, cabe na palma da mão, e desenrola-se ao longo de várias histórias. Cada uma mais fascinante que a outra.
----------------------------------

Já alguma vez ficaste apanhadinho(a) por uma personagem de ficção?

Não senhor.
----------------------------------

Qual o último livro que compraste?

Uma pequena antologia poética de Eugénio de Andrade, onde ele homenageia (maravilhosamente, como sempre) várias personagens da nossa, e da sua vida.
-----------------------------------

Qual o último livro que leste?

CONTOS EXEMPLARES da Shopia. Lindo, lindo, lindo. Conto favorito, Homero. Passo a palavra à autora:
"Quando eu era pequena, passava às vezes pela praia um velho louco e vagabundo a quem chamavam Búzio.
O Búzio era como um monumento manuelino:tudo nele lembrava coisas marítimas. A sua barba branca e ondulada era igual a uma onda de espuma. As grossas veias azuis das suas pernas eram iguais a cabos de navio. O seu corpo parecia um mastro e o seu andar era baloiçado como o andar dum marinheiro ou dum barco. os seus olhos como o próprio mar, ora eram azuis, ora cinzentos, ora verdes, e às vezes mesmo os vi roxos. E trazia sempre na mão direita duas conchas."
----------------------------------

Que livro estás a ler?

OS VELHOS MARINHEIROS de Jorge Amado. Um livro muito marujo e muito divertido.
Para meu desprazer ando a mastigar um livro que se chama O TEMPO DAS CATEDRAIS (que bem se podia chamar AS HORAS INTERMIINÁVEIS, ou coisa que o valha) do chatíssimo Georges Duby.
-----------------------------------

Que livros (cinco) levarias para uma ilha deserta?

Levaria (que parecido que é com livraria):

-DAS COISAS NASCEM COISAS de Bruno Munari. Um livro sobre arte, que ajuda e ensina a desencadear o processo criativo. Muito bom e muito inteligente.

-A ÚLTIMA VIAGEM DE ÉMILIE de Nicolas Michel. Um livro que comprei pela capa (não cometam o mesmo erro com pessoas). Nunca o consegui ler por falta de tempo, mas numa ilha deserta não me parece que seja um problema.

-LETRINHAS DE CANTIGAS de António Lobo Antunes, escrito para o Vitorino. Marta & o Lobo também as cantam.

-CARTOGRAFIA DE EMOÇÕES de Nuno Júdice, o meu cardiologista. Não fosse eu ter problemas de coração.

(E por último, mas não menos importante)

-O LIVRO DOS MONTROS E DAS MENINAS FAZ DE CONTA de Marta Nobre. Para ver se o acabo. E porque eu amo as minhas criaturas, não consigo imaginar melhor distracção.
----------------------------------
peixinhos

21:38  
Blogger Alexandre said...

panamá, assim que encontrar o Oceano Mar (maldito fugiu-me), empresto-te para partilhares dos sonhos nele contidos. E já agora atenção às sugestões da martinha, são maravilhosas de certeza. Beijinhos**

Que bom, que prazer ler-te martinha, valeu a pena quase insultar/esfolar -te !!
Vou ter de te "chatear" para me emprestares essas jóias que descreveste!
Beijinhos e até amanhã ;)

22:06  
Anonymous Anónimo said...

Bom...é que já é a segunda pessoa que me pede para responder. Ainda por cima um homem...hum...não sei se ficarei muito à vontade... Bom, remeto para a minha resposta no 100nada da Catarina (ufa!...que já me safei). E que conversa é essa de nem saber que existe? Sei sim senhor e de vez em quando venho cá de visita, ora essa.
Um beijinho, Alexandre. :)

02:14  
Blogger Alexandre said...

Bah, outra que se "safa" da coisa, isto assim não vamos lá, vá lá, arma-te lá aos pingarelhos (expressão muito usada ultimamente) e dá um cheirinho da tua literatura aos teus inumeros leitores.
Sabes é aquela coisa de voyer, saber o que os outros gostam ou não gostam ;)
Beijinho, volta sempre*

02:57  

Enviar um comentário

<< Home